Lula afirma retaliação a sobretaxa política de Trump
Tarifa de 50% usa julgamento de Bolsonaro no STF como justificativa e pode vigorar em 1º de agosto com ameaça de escalada tarifária
Caros leitores Incomuns;
A guerra tarifária que o presidente dos Estados Unidos decretou ao planeta ganhou contornos diferenciados em relação ao Brasil.
Até então isento das sobretaxas anunciadas, por causa da evidente vantagem da relação comercial dos EUA, um dos principais parceiros foi sobretaxado com alíquota mais amarga que a média.
Sem floreios, Donald Trump alegou questões políticas para adoção da medida. Serão 20 dias até a confirmação do ataque tarifário ou a sua suspensão, o que tem sido comum.
Aos fatos;
Em carta enviada ao presidente Lula nesta quarta-feira (9/7), Donald Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA, a vigorar a partir de 1º de agosto. O republicano vinculou explicitamente a medida ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF por tentativa de golpe de Estado, classificando o processo como “vergonha internacional” e “caça às bruxas”.
Trump também criticou as ações do STF contra big techs americanas no combate a fake news, alegando “censura secreta e ilegal”. A carta surge dias após Lula criticar Trump na Cúpula dos BRICS, ao declarar que o mundo “não precisa de um imperador”.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Lívio Lamarca - Ponto Incomum para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.